um dia de sonho na biblioteca nacional da espanha, localizada em madrid. essa biblioteca foi fundada por felipe V, em 1711, época em que ela era patrimonio da coroa, em 1836 recebe pela primeira vez o nome de biblioteca nacional e apenas em 1896 foi aberta ao público. nem sempre esteve localizada em madrid, e por várias mudanças muitos livros se perderam, mesmo assim, ali estão conservados livros antiguíssimos.
na espanha, a partir de 1958 foi obrigatório que toda obra legalizada feita em território espanhol (herança de um rei francês, pois na frança isso já era obrigatório), teria que ter uma cópia na biblioteca, desde jornais, partituras, livros, revistas, filmes, quadros (estes são cópias que são levadas à biblioteca), isso é para que ao longo da história esteja conservada toda a evolução desde tecnológicos, a fatos ocorridos em algum período. o catálogo oferecido pela biblioteca é de 7 milhões de exemplares.
o que pude comprovar em seu interior foi uma exposição da história dos livros, da música, pude ver a primeira forma de um LP (long play), manuscritos que eram feitos por monges que ficavam enclausurados para copiar livros, e a evolução da impressão em larga escala, além de uma das primeiras câmeras filmadoras da bbc de londres (1º transmissão televisiva em 1953), até chegar às complexas placas de computadores.
é um mundo fabuloso, do qual quando sai sente-se obrigado a conhecer mais dessa história que tantos tiveram o cuidado de preservar, afinal o futuro depende diretamente do que foi feito no passado.
depois dessa exposição, que é parte do acervo da biblioteca, pude ver uma exposição intinerante sobre comida chamada la cocina en su tinta, uma breve passada pelas cozinhas desde a idade média até os dias de hoje, incluindo os melhores restaurantes espanhóis e 5 estrelas. em cada sala que entrava era surpreendida por um odor diferente, passei pelo chocolate, frutas cítricas e especiarias (canela, principalmente), realmente uma exposição que mexe com todos os sentidos, além de mostrar cozinhas antigas, e alguns filmes espanhóis em que o assunto principal era a gastronomia.
enfim, saí desse passeio com a sensação de ter passado por muitos anos, fui levada tão profundamente a séculos que minha idade não permitiria estar.
página web da biblioteca: http://www.bne.es/es
visita on line ao museu
Nenhum comentário:
Postar um comentário