quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

natal, ano novo e dia de reis na españa

a españa é um lugar de muitas tradições e costumes trazidos desde muitos séculos passados. dentre esses costumes o natal (navidad) e as demais datas que se seguem são cheias de "normas". o início do natal é em oito de dezembro, feriado na espanha, é nesse dia que todas as luzes se acendem e começam as comemorações deste período. a exposição de presépios (beléns ou nascimientos) é muito comum, em cada igreja tem um, assim como em casas, centros comerciais, e alguns especiais para visitação feitos pelo governo como no ayuntamento de madrid (prefeitura) e da comunidade de madrid (que seria como o governo do estado), em sua maioria os presépios são grandes, um que pude vistar retratava toda a cidade de belém, os palácios, a parte mais pobre e o local onde Jesus nasceu, além de uma parte destinada a mostrar como os reis do oriente viram a estrela e foram visitar Jesus. além dos presépios essa é uma época marcada por muitas feiras livres em quase toda parte e também apresentações especiais para as crianças e orquestras e coros cantando canções natalinas (como no brasil).
a noche buena (noite de natal) é tradicionalmente comemorada juntamente com a família, com muita comida, sendo o mais comum os frutos do mar e peixes em geral, além do turrón (doce típico do natal), não tem trocas de presentes nesse dia.  o dia de natal continua a reunião familiar mas menos formal e não obrigatória.
a festividade seguinte é a noche vieja (31/12) comemorada geralmente com roupas de gala e os doze seguntos antes da virada do ano começam 12 badaladas e as pessoas comem 1 uva para cada badalada, assim iniciam o novo ano, em madrid, a comemoração acontece normalmente na praça de sol em frente a um relógio.
para quem acha que as festas terminam por aí, engana-se, a noite do dia 5 pra o dia 6 de janeiro acontece a noite mais mágica e esperada pelas crianças, dia em que os reis magos (dia de reyes) vem do oriente para trazer presentes se a criança se comportou bem durante o ano, e se nao portou-se bem eles trazem carvão...hehehehe, sapatos são deixados na janela juntamente com um copo de chá de anis e algum doce ou frutos secos. no dia anterior  dia 5 em todas as cidades existe a cavalgada de reis, em que os 3 reis desfilam pelas ruas distribuindo doces pras crianças, e no dia 6 pela manhã o café é obrigatório com chocolate quente e roscón de reyes (rosca doce recheada com chantili), no meio dessa rosca tem uma surpresa e aquele que acha a surpresa é rei por um dia.

no dia seguinte, dia 7 já não tem mais luzes de natal e começam as tão sonhadas rebajaras de inverno, que são liquidações na espanha inteira com baixa nos preços de até 70% nos primeiros dias e quando está para terminar, tem roupas, por exemplo, que podem ser compradas por 2, 3 euros. (esse é assunto para um único post).
depois de tanta festa, o ano começa de novo, e os espanhóis já começam a planejar as férias que começam em julho e vão até setembro, época de verão no hemisfério norte, no natal as férias são de apenas 15 dias e apenas para escolas e algumas repartições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário